CPU: Unidade de processamento central. É o cérebro do computador. Onde os cálculos são feitos e testes de verdadeiro e falso.
UC: Unidade de Controle. Compõe a CPU. Controla as demais partes, assim como dados de entrada e saída.
UAL: Unidade Aritmética e Lógica. Compõe a CPU. A aritmética faz os cálculos, já a lógica processa os teste booleanos, os quais são compostos por alternativas Verdadeiras(True) e Falsas(False).
RAM: Memória de Acesso randômico. Volátil e super rápida. É a memória principal, os dados se perdem na ausência de energia elétrica. Quando o computador é ligado o SO é carregado nesta memória.
ROM: Memória onde fica armazenada a BIOS(Configurações de fábrica do hardware). Diferentemente da RAM é NÃO volátil, os dados permanecem mesmo na ausência de energia elétrica.
Placa Mãe: Placa principal do computador, nela se encaixam as outras placas e os periféricos. Possui diferentes tipos de entrada e saída como: USB, Microfone, Audio, Vídeo entre outras.
Placa de Vídeo: Placa responsável pela qualidade de vídeo do PC, geralmente vem embutida na placa mãe.
I/O: INput(Entrada), OUTput(Saída) – Correspondem aos periféricos de entrada e saída de um PC.
USB: Entrada padrão serial para conexão de dispositivos ao PC. Interface mais utilizada para conexão dos periféricos, o reconhecimento dos dispositivos é feito na hora da conexão, caso o SO reconheça o dispositivo este funciona quase que imediatamente. Hoje em dia com acesso a Internet, é improvável o não reconhecimento.
HDMI: Saída de vídeo digital. Atualmente a mais usada na conexão de PCs a TVs. Substitui também os antigos cabos de conexão da CPU com os Monitores.