Hard Disk (HD)
Dispositivo de armazenamento secundário, diferentes tamanhos, diferentes tipos, os dados apagados na formatação lógica, na verdade podem ser recuperados. O tamanho fabricado é diferente do tamanho ofertado, o que muda com relação ao tipo do HD. Disco Rígido, cujo nome em inglês é Hard Disk (HD), fisicamente, os HDs são constituídos por discos. Estes são divididos em trilhas e estas são formadas por setores. A velocidade de acesso às informações dos discos dependem da velocidade em que estes giram. Os padrões mais comuns são: de 5.400 rpm (rotações por minuto), 7.200 rpm e 10.000 rpm.

Cabeça e Braço: Os HDs contam com um dispositivo muito pequeno chamado cabeça (ou cabeçote) de leitura e gravação. Trata-se de um item de tamanho reduzido que contém uma bobina que utiliza impulsos magnéticos para manipular as moléculas da superfície do disco, e assim gravar dados. Esse item é localizado na ponta de um dispositivo denominado braço, que tem a função de posicionar os cabeçotes sob a superfície dos pratos.
Atuador: O atuador é o responsável por mover o braço sob a superfície dos pratos, e assim permitir que as cabeças façam o seu trabalho. Para que a movimentação ocorra, o atuador contém em seu interior uma bobina que é ‘induzida’ por imãs.
As trilhas são círculos que começam no centro do disco e vão até a sua borda, como se estivesse um dentro do outro. Essas trilhas são numeradas da borda para o centro. Cada trilha é dividida em trechos regulares chamados de setor. Cada setor possui uma determinada capacidade de armazenamento.
Deixe um comentário